Voltar

Se na época do apóstolo Paulo existisse internet, ele provavelmente teria um blog

Se nos primeiros cultos na antiga funerária o bispo Edir Macedo já vislumbrava a aquisição de uma emissora de televisão, com a chegada da internet não poderia ser diferente. Estava ali um canal importantíssimo para propagar a Palavra de Deus.

Visionário, o bispo sempre viu nos meios de comunicação de massa uma ferramenta fundamental para a pregação do Evangelho. Ele sabia que somente fazendo uso deles seria possível alcançar multidões de sofridos por todo o mundo, tal qual ele sonhava.

Logo nos primeiros anos, alugava espaços nas emissoras de rádio para divulgar os cultos e atrair as pessoas com mensagens de fé e testemunhos de milagres. Começou com 15 minutos de programação apenas, mas não demorou para que se transformassem em 40.

Em 1984, adquiriu a primeira emissora de rádio da Universal, a Copacabana. Esse era apenas um prenúncio do que viria a seguir: a aquisição da Rede Record de Televisão, em 1989, e, em 1998, o início da Rede Aleluia de rádio, uma rede com 78 emissoras – a maior da América Latina com programação 100% cristã.

Mas a Universal não para, está sempre em busca de novos meios para alcançar o seu objetivo maior: evangelizar o mundo. Se surgir uma nova ferramenta de comunicação, capaz de proporcionar um alcance ainda maior de almas, certamente ela irá buscar meios de adequá-la e utilizá-la para levar a Palavra de Deus a todos os povos.

Um importante papel na manutenção da fé

Em 2007, com o crescimento acelerado da internet no Brasil, quando o País alcançou cerca de 14 milhões de usuários residenciais e os blogs se tornaram uma febre, surgiu a ideia de criar um blog para o bispo Macedo.

O pastor Rodrigo Prota, diretor da área de Tecnologia da Informação da Universal no Brasil, foi quem idealizou o projeto e apresentou ao bispo.

Ele conta que, ao perceber a movimentação dos blogs no Brasil, notou o quanto a ferramenta aproximava o autor do seu público e, de acordo com o pastor Rodrigo, naquela época não havia na Igreja essa aproximação do bispo com os membros. Embora houvesse a programação na rádio, não existia um retorno imediato. “Mesmo com a 'Palavra Amiga' e a mensagem que saía na Folha Universal, ainda havia um distanciamento, não tinha um retorno em tempo real, o retorno imediato que percebíamos nos blogs.”

Ele destaca ainda que o blog exerceria um importante papel na manutenção da fé não apenas dos membros, mas também dos obreiros e pastores, principalmente daqueles que estavam distantes, em lugares em que a comunicação era precária, como era o caso de algumas igrejas pelas quais o pastor havia passado.  “Eu passei por igrejas em que só havia o rádio e, mesmo assim, só conseguia sintonizar a 1 da manhã. Eu ficava esperando esse horário para sintonizar e ouvir uma palavra do bispo e depois eu passava aquela fé para as pessoas”, recorda-se.

E em outros países essa dificuldade era ainda maior. O blog contribuiria para levar a Palavra de Deus a essas localidades distantes. “Eu vejo como as cartas de Paulo.  O apóstolo Paulo enviava cartas às igrejas de Coríntios, Colossenses, Tessalonicenses, instruindo como eles deviam trabalhar, espalhar e manter a fé. Então, a gente pensou exatamente nesses pontos: manter a fé das pessoas, aproximá-las do bispo e receber delas o retorno em relação ao que é publicado.” – se na época do apóstolo Paulo já houvesse internet, em vez de escrever cartas às igrejas, ele provavelmente teria criado um blog.

Além disso, as pessoas que não são da Universal teriam a possiblidade de conhecer o bispo de perto, saber como ele é, as suas convicções e pensamentos, sem a interferência da mídia.

“Até hoje, o bispo cuida pessoalmente do blog dele. Ele coloca as mensagens, lê os comentários, e isso trouxe um retorno muito grande, tanto para a Igreja quanto para o bispo. Passou a ser um meio de interatividade muito grande. Nós vimos claramente a diferença que o blog provocava, na época, tanto na formação de opinião quanto na aproximação das pessoas.”

3 milhões de visualizações por mês

Desde a apresentação do projeto ao bispo – que concordou de imediato – até a implantação, foram cerca de 3 meses, tempo necessário para formação da equipe que iria trabalhar na parte de desenvolvimento, correção de textos e tratamento de imagens.

No mês de setembro de 2007 o blog foi lançado oficialmente (foto de abertura dessa matéria). Desde então, a cada ano que passa o número de acessos se multiplica e mais pessoas são ajudadas. Hoje, quase 10 anos depois, são mais de 3 milhões de visualizações por mês.

“Eu acredito que é uma grande ferramenta para o ganho de almas. Eu diria que, hoje, ganha tantas almas quanto na igreja, porque são milhões de pessoas que acessam o blog do bispo por mês. A igreja é limitada a receber um determinado número de pessoas por semana, dependendo do tamanho do templo. No blog, é como se, diariamente, o bispo fizesse uma reunião para milhares de pessoas”, observa o pastor.

Numa visita, mesmo que rápida, ao blog, lendo os comentários dos internautas, é possível perceber o quanto eles consideram as mensagens postadas importantes para o fortalecimento e manutenção da fé.

A direção do Espírito Santo, certamente, é a principal razão da Universal ter obtido tamanho êxito. Mas a visão inovadora e empreendedora do bispo Macedo, a sua ousadia e obstinação pela Salvação das almas, sem dúvida alguma também é uma das razões que justificam esse crescimento.

Para alimentar e fortalecer a sua fé, acompanhe diariamente as mensagens do blog do bispo Macedo. Acesse http://blogs.universal.org/bispomacedo/.

- See more at: http://www.universal.org/noticia/2017/06/22/se-na-epoca-do-apostolo-paulo-existisse-internet-ele-provavelmente-teria-um-blog-40543.html#sthash.7RBjtPEP.dpuf