Blog

Não deixe seu jeito atrapalhar a ação do Espírito Santo

312 views

A Bíblia diz que todo aquele que crer no Senhor Jesus – e aqui, entende-se como “crer” o que O obedece e tem o Espírito Santo – fará não só as obras que Ele fez, mas outras ainda maiores.

Isso não é uma suposição, são Palavras do próprio Senhor Jesus descritas em João 14.12.

Porém, você conhece quem já tenha feito mais do que o Senhor Jesus? Aliás, você já fez as mesmas coisas que Ele realizou quando passou por este mundo?

Mas, se Jesus falou que isso aconteceria, por que, então, não aconteceu ainda em alguns casos?

A resposta está em 1 Coríntios 14.32: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Mas, o que significa isso?

Mesma porção

O Espírito Santo não nos é dado por medida (João 3.34). Ou seja, todos os que são batizados com o Espírito Santo receberam a mesma porção: não existe ninguém com mais ou menos Espírito.

Então, por que algumas são mais usadas por Deus do que outras?

Essa é a pergunta que muitos fazem, porém, a diferença entre elas está em seu interior, ou seja, o que guardam dentro de si e, portanto, acabam limitando o Espírito Santo de fluir por meio delas.

Não deixe seu jeito atrapalhar

Recentemente, durante uma das reuniões no Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso usou como exemplo um cano d’água. Se há algo entupindo neste cano, a água que entra não conseguirá sair com a mesma intensidade, porque há um bloqueio na sua passagem.

Do mesmo modo, acontece com o fluir do Espírito Santo em nossas vidas. “Ele é a Plenitude de Deus em nós, mas se em nosso interior existe algo, o qual estamos apegados e não abrimos mão, por falta de fé, o Espírito Santo fica restrito por aquilo. É como diz o texto sagrado em 2 Coríntios 6.12: “Não estais estreitados em nós; mas estais estreitados nos vossos próprios afetos.”

Mas, de que forma você pode estar atrapalhando o fluir dEle em sua vida?

O Bispo citou algumas atitudes que a pessoa pode ter, mesmo sendo batizada com o Espírito Santo e, com isso, atrapalhá-lO. Conheça abaixo:

Não deixe seu jeito atrapalhar a ação do Espírito Santo

– Sentimentalismo: por ser emotiva, a pessoa entrega-se facilmente aos seus sentimentos, e isso torna-se um bloqueio ao Espírito. Só que, mesmo revelando esse temperamento emotivo, não é o Espírito Santo quem retira e, sim, a pessoa. Ela decide ou não se render aos próprios sentimentos.

Não deixe seu jeito atrapalhar a ação do Espírito Santo

– Medo, timidez e introversão: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1.7).
Ou seja, o Seu Espírito é de coragem e ousadia. Porém, mesmo nos dizendo em Sua palavra “seja corajoso”, Ele não forçará ninguém a ser.

A pessoa tem que enfrentar o seu medo e deixar a sua timidez. Agindo assim, permitirá que o Espírito Santo a use de maneira ousada.

Um exemplo disso é no ganho de almas. Mesmo orando para ser usada por Deus para salvar, se nada for feito, como por exemplo, reservar um tempo para participar de grupos na igreja ou até mesmo em seu dia a dia, nada acontecerá.  Ao ver alguém sofrendo, por exemplo, se você se retrair timidamente com receio do que os outros podem achar, não conseguirá ser usada neste sentido. “É você quem tem que vencer a si mesma. Ou seja, ir lá e falar com a pessoa e o Espírito Santo vai lhe usar”, exemplificou o Bispo Renato.

Não deixe seu jeito atrapalhar a ação do Espírito Santo

– Avareza: Muitos avarentos justificam a sua mesquinharia por terem vivido uma infância que, por conta de problemas financeiros na família, passaram por inúmeras necessidades. E, hoje, mesmo tendo dinheiro, vivem com medo de não tê-lo amanhã.

“Eles recorrem mais ao seu passado, aos seus medos de perder, do que confiar que Deus suprirá todas as suas necessidades. E não é o Espírito Santo quem irá anular isso dentro delas. Para que experimentem o dom da generosidade, deverão ter a coragem de ‘abrir a mão’ e ver o que acontece como resultado dessa atitude”, ressalta.

Não deixe seu jeito atrapalhar a ação do Espírito Santo

– Não é carinhoso (a): Há quem é fria (o) com seu cônjuge, filhos, alegando não saber ser carinhosa (o). Mas o Espírito Santo é carinhoso, e todo tempo demonstra o amor dEle por nós. “Então, se você não sabe ser carinhoso, mas tem o Espírito Santo, tem que ir contra essa sua natureza fria e se esforçar, pedindo ao Espírito Santo que flua em você, por meio dos frutos dEle – e um deles é o amor”, ressalta o Bispo.

Saia da frente

Estes são só alguns exemplos, mas cabe a pessoa se autoavaliar e fazer a parte que cabe a ela. “Não pense que o Espírito Santo vai manifestar em você e tomar a sua consciência igual aos demônios, quando incorporam em uma pessoa e toma todos os seus sentidos e faculdades mentais, controlando 100% da vida dela. O diabo é assim. Porém, Deus, não! Deus trabalha em parceria conosco. Ele quer que você permita, que você concorde”, esclarece o Bispo.

Por isso que está escrito que “onde duas ou mais pessoas concordam será feito pelo Pai que está nos céus”. Ou seja, você tem que concordar com a Pessoa do Espírito Santo.

“Eu concordo que eu vou ser uma pessoa diferente, um marido diferente, uma esposa diferente. Eu vou ser uma pessoa mais ousada. Eu concordo que eu vou vencer esta timidez, estes complexos. Você tem que concordar, agindo sobre isso. Faça assim para o Espírito Santo fluir mais em você”, concluiu o Bispo.

Portanto: analise como está agindo com o Espírito Santo, como você está se relacionando com Ele. Às vezes, o que você acha que é Deus não lhe respondendo, na verdade, é você O atrapalhando de agir em sua vida.

Fonte: Universal.org