Blog

Dons e Talentos

679 views

Dons e talentos são virtudes concedidas por Deus aos homens. E ambos crescem de forma eficaz de acordo com nossa busca e exercício constantes.

 

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.”

 1 Cor 12.7

Ao nascermos recebemos talentos naturais como habilidade para a arte, os cálculos, a música, a culinária… E podemos desenvolver outros provocados pela convivência ou por necessidade de adaptação. Eles são ferramentas que podem ser utilizadas para o crescimento e o  desenvolvimento da vida pessoal,  profissional e também espiritual.

Os dons são o poder de Deus concedido pelo Espírito Santo, quando 

decidimos investir em nossa vida espiritual, nos rendendo à mensagem do Evangelho, Ele “equipa” nossa mente com talentos sobrenaturais que são uteis para nossa edificação espiritual e para nossa contribuição com o crescimento da igreja em geral.

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo… segundo a graça que nos é dada.” 1 Cor 12.4-7

Seja o dom da sabedoria, da palavra do conhecimento, da fé, operação de milagres, da profecia, de discernimento de espíritos, de línguas, de interpretação de línguas, da profecia, o de servir(no sentido geral), o de ensinar, de exortar, de generosidade, de liderança, de espirito de misericórdia, de apostolado, de evangelista, de pastor ou de mestre. Não importa qual Dom lhe foi concedido, desenvolva-o.

Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo para o nosso aperfeiçoamento, para nos usar em Sua obra e para edificação de nossa vida espiritual.

Nós devemos ser ativos no quê nos foi confiado. Buscando em oração por concessão de dons, esta atitude demonstra nossa sede de servi-Lo ainda melhor; nosso reconhecimento de que é Ele quem nos capacita.

Quando despertamos por buscar desenvolver dons, influenciamos outros a fazer o mesmo e assim contribuímos para que estejamos todos no mesmo pensamento, caminhemos no mesmo Espírito, agregando novos membros ao corpo de Cristo.

Talentos todos possuímos e os desenvolvemos devido à nossa herança genética ou ao nosso treinamento. Eles são utilizados para alcançar objetivos pessoais e ou espirituais.

Os dons Espirituais são concedidos em consequência de nossa entrega ao Espírito Santo e os desenvolvemos por meio da busca e do desejo intenso de ser guiado por Ele. Eles são utilizados para construirmos testemunhos, glorificarmos à Deus e sermos uteis uns aos outros.

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” 1 Cor 12.31

 

Obs: Os dons citado constam em 1 Coríntios 12, Romanos 8 e Efésios 4.