Blog

8 dicas que aperfeiçoarão nossos relacionamentos (Parte 1)

1886 views

Deus nos concede talentos, mas é aprendendo a ter uma relação de interdependência com Ele que agiremos de forma a dar o melhor de nós para Ele, para aqueles com quem convivemos e para conosco.

Ser interdependente espiritualmente falando é saber que temos possibilidades de sobreviver neste mundo sozinhos, mas reconhecer que é somente em parceria com Deus que seremos a melhor versão de nós mesmos, não como simples sobreviventes, mas como reprodutores de experiências sobrenaturais e eternas.    Mas sobretudo é preciso entender que Deus não age sozinho e nosso potencial de felicidade é altamente ampliado ao agirmos de acordo com o que cremos.

Segue algumas dicas que promovem a ação de Deus  simultânea à nossa no que diz respeito a relacionamentos.

1 – Observando e analisando nosso próprio comportamento

Como estamos reagindo diante das situações que vivenciamos? Como tem sido nossa atitude e como ela tem impactado no nosso interior e nas pessoas com quem convivemos? Precisamos sempre ser humildes para mudar de atitude ao percebermos que não temos produzido bons resultados.

“E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça?” Marcos 10.51

– Quero produzir bons resultados em meus relacionamentos.

2 – Dominando nossas emoções

Agir em função de sentimentos de raiva, de ideias mal compreendidas, não nos leva aos melhores caminhos. Precisamos dominar impulsos e emoções, antes de tomar decisões ou dizermos alguma coisa. É melhor nos acalmarmos, repensarmos, usarmos a razão especialmente em momentos que a emoção estiver aflorada. Interiorizar, respirar fundo e decidir reagir de forma produtiva, procurando compreender antes de reagir.

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” Provérbios 16.32

3 – Dominando pensamentos negativos

Por mais que nos alimentamos com a Palavra e as coisas de Deus, não temos controle total sobre nossos pensamentos e muitas vezes maus pensamentos e sentimentos também sondam nossa mente, ao sermos bombardeados com raiva, medo, insegurança, tristeza, entre outros, precisamos aprender a rejeita-los com pensamentos diferentes destes, uma promessa ou um versículo Bíblico funcionam como uma borracha que nos dá liberdade para substituir estes pensamentos por pensamentos de fé e vitória.

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.” Provérbios 23.7

 4 – Acreditando em nós

A chave está na fé de que fizemos uma aliança com Deus e esta é inquebrável, ao manteremos nossa palavra de entrega de vida podemos vencer obstáculos, superar crises e dificuldades de qualquer ordem. Temos habilidades e talentos concedidos por Ele e, se nos falta alguma coisa, possuímos a capacidade de aprender.

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1 João 2.27

Continua…

Gislene Xavier