Blog

É mais feliz quem dá…

1869 views

Segundo o dicionário Aurélio a palavra receber significa tomar, aceitar uma dádiva, um pagamento, entrar em posse de algo, aceitar, obter uma recompensa ou favor.

Desde crianças receber está no topo da lista das coisas que mais queremos. Sonhamos com os presentes que gostaríamos de ganhar dos nossos pais, avós, tutores, professores, amigos…

A palavra receber soa bem, nos remete a algo prazeroso. Este desejo é facilmente imputado em nossas mentes, sem precisar que nos esforcemos em fazê-lo.

Já a palavra dar nos soa como algo ruim, que gera desprazer, infelicidade,  como se tivéssemos que arrancar um pedaço de nós, e que no final de tudo nos faria falta. Não foi por acaso que no livro de Atos o autor afirma ser necessário lembrar das palavras do Senhor Jesus: “é mais feliz quem dá do que quem recebe” Atos 20.35.

Precisamos entender o real significado da palavra dar que é presentear, ceder, doar, oferecer, conceder, prestar, lançar de si, criar, emitir, dedicar, causar, gerar, entregar, renunciar, sacrificar, prestar, render, inspirar, atribuir, fazer, frutificar, render, entregar-se.

No dicionário Aurélio constam cento e uma definições para a palavra dar e vinte e uma para a palavra receber. Definitivamente dar tem um significado mais amplo, não somente no quesito sentido, mas também na profundidade, no quanto há um envolvimento por parte daquele que o faz. Todos estão prontos para receber, mas para dar é preciso dedicação, produção de frutos, criação.

Por meio desta afirmação Jesus nos concede a fórmula para nosso crescimento, pois o ato de receber é passivo, não exige esforços anteriores por parte de quem o faz. Já o ato de dar é ativo, produz auto crescimento, alguns exemplos sobre o poder que há no ato de dar:

·      Ceder, doar, oferecer – para isto é preciso ser fonte.

·      Criar – todo criador é criativo, produtivo, tem a mente fértil para gerar o que não existe.

·      Gerar – fazer nascer, trazer à existência.

·      Emitir – mandar, enviar para fora o que se tem.

·      Renunciar, sacrificar – oferecer-se, desistir da posse – este ato sucede ao de possuir

·      Inspirar – exercer ou receber influencia divina, motivar

·      Fazer – realizar, estabelecer, transformar alguém ou alguma coisa

·      Atribuir – conceder alguma coisa a alguém – para conceder é preciso ter

·      Frutificar – dar frutos, produzir resultados vantajosos

·      Render –  ceder, oferecer

·      Entregar-se – dar-se a algo ou alguém – valor

            Este são apenas alguns exemplos de frutos gerados ao priorizarmos o ato de dar. E, quando alimentamos este desejo, Deus faz de nós produtores de felicidade pessoal e do próximo.

Gislene Xavier