Estudos

O valor dos Dons Espirituais

6134 views

O que há de mais importante em uma pessoa a não ser sua capacidade de pensar e raciocinar?          Recebemos estas habilidades naturalmente e não há outro ser vivo que as possua. Somos capazes de conduzir nossos pensamentos a horizontes inexistentes, raciocinamos de forma abstrata e tendemos naturalmente à resolução de problemas e à criação a fim de alterar o ambiente para favorecer nosso bem-estar.

            Mas no momento em que decidimos colocar Deus no centro de nossas vidas, Ele amplia esta capacidade ao horizonte espiritual, concedendo-nos os dons de seu Espírito que nos fornecem o privilégio de conhecer e prosseguir conhecendo a Deus. O dom da palavra da sabedoria, da palavra do conhecimento, da fé, de curar, da operação de maravilhas, da profecia, do discernimento de espíritos, da variedade de línguas… O apóstolo Paulo nos aconselha a buscar com zelo os melhores dons, pois o Espírito Santo nos mostra um caminho mais excelente. Ao buscá-los, eles se desenvolvem em nossa mente, nos conduzindo a dar e receber ainda mais do Reino de Deus.

            Observemos pessoas que viviam a fé e eram cheias de dons espirituais e que perderam a fé e o discernimento para coisas simples espiritualmente falando, por deixarem de priorizar a vida com Deus. Não podemos nos enganar: os dons pertencem a Deus e, uma vez que não alimentamos mais o desejo de manter uma vida com Ele, não há mais motivos para a sua concessão, e eles voltam para Deus.

            Nos analisemos e observemos qual o valor temos dado aos dons que Ele nos tem concedido. Paulo nos aconselha a procurar, com zelo, os dons espirituais, mas especialmente o de profetizar (do grego fornecer luz, isto é transmitir a Palavra de Deus no Espírito, levando o ouvinte a alcançar o entendimento de Deus). Realmente é um privilégio ter experiências com Deus e transmiti-las a outras pessoas.

            Andemos no Espírito buscando com empenho os dons espirituais, afinal Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, se não pelo Espírito Santo.

I Coríntios 12 e 14

 Gislene Xavier