Blog

DICAS PARA SE TORNAR UM CONSTRUTOR DE TESTEMUNHO – Dica #7 SEJA DETERMINADO

1102 views

A atitude de Neemias, um dos maiores exemplos de determinação, nos ensina a forma como devemos agir para com Deus, para com as autoridades leis, assim como a forma de nos relacionar com as pessoas que estão diretamente envolvidas de forma positiva ou negativa nessa construção.

Se você buscar na Palavra de Deus quantas vezes devemos recomeçar, diante da construção de um sonho, encontrará apenas uma resposta: quantas vezes se fizerem necessárias, pois Ele nos mostra que o caminho da vitória tem o ingrediente que Neemias mais utilizou, a determinação.

Durante alguns meses, Neemias buscou em Deus um momento oportuno para falar com o rei e, quando Ele lhe deu uma oportunidade, Neemias “aproveitou”. Ele respondeu com respeito à autoridade do rei, usando as palavras de uma forma sábia. Com isso, além de uma permissão para ir à Jerusalém, o rei lhe concedeu guardas, cartas para que ele viajasse em paz, matéria-prima para seu projeto, além de todo o apoio necessário…

 Ao chegar em Jerusalém encontrou o povo disperso, sem projetos, desanimado, mas não se deixou levar pela situação ou pelo que viu. Antes, colocou seu plano em ação, envolveu o povo no projeto que Deus havia colocado em seu coração, venceu os opositores, que trabalharam tentando lhe causar medo. Mediante a comunhão com Deus, obteve discernimento para saber a hora certa de ignorar e a de agir diante das situações que os inimigos lhe apresentaram.

Conosco não é diferente. Quantos obstáculos enfrentamos? Precisamos nos aplicar a aprender com Neemias e praticar essas atitudes, trazendo novos aliados ao nosso sonho. Devemos transferir aos que estão envolvidos na construção desse sonho nossa visão, nossa fé, nosso entusiasmo, a certeza de que dará certo, devido Àquele com quem nos aliamos. Se em algum momento percebermos que há algo nos levando a sentir medo, devemos resistir e seguir em frente, colocando toda nossa força, investindo nosso suor, nos apegando à certeza de que Ele nos conduzirá rumo ao alcance de nossas metas, com firmeza, mantendo nossa opinião, nossa determinação. Por meio dela, assim como os muros de Jerusalém foram reconstruídos, a cidade foi reestruturada em todos os aspectos e Deus foi glorificado, da mesma forma sucederá ao nosso sonho. 

Baseado na história de Neemias.