Blog

DICAS PARA SE TORNAR UM CONSTRUTOR DE TESTEMUNHO – Dica #5

1493 views

Dica 5: Aconteça o que acontecer, honre a Deus

 

Muitas vezes nos deparamos com obstáculos e acontecimentos que parecem ser intransponíveis. Surge então uma sensação interior de fracasso e a ideia constante de se dar por vencido.

É o homem natural que procura despertar, e nestes momentos ele encontra mais vazão. Não podemos nos distrair, pois só há uma forma de dar a volta por cima: vencer o medo, a incredulidade, a ideia de se permitir o mínimo, o abandono da visão de construir um testemunho. Devemos vencer a carne que milita contra o espírito por meio do apego imediato à Palavra de Deus, pois ela tem poder de aflorar a fé e vencer a razão, fornecendo a força que nosso espírito precisa para permanecer no caminho da vitória.

Em 1 Samuel 2:30 lemos um versículo, proferido pelo próprio Deus, que nos dá a direção de como devemos agir: “Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”

Levando em consideração que o significado da palavra HONRA é conferir honras a, dar crédito a, exaltar; glorificar, destrinchamos seu significado para entendermos o que fazer para dar vida a este versículo.

 

  • Conferir honras a:

    Confirmar, certificar honra, consideração, imputar a Deus os atributos que lhe são próprios (onipresença, onipotência, onisciência…) nos definindo no que se refere à forma como cremos em seu Poder, O vendo como Ele é.

 

  • Dar crédito a:

    dar crédito a Deus é dar crédito à Sua Palavra, no sentido de que Ele guia, ensina todas as coisas, muda rotas, inspira e ensina como agir e como fazer para vencer o impossível. Entre os exemplos descritos em Sua Palavra, pensemos no de Gideão que não tinha exército nem armamento suficiente, mas por meio de uma ideia inspirada por Deus, venceu milhares de inimigos quebrando cântaros e tocando trombetas. Sem a direção, ele jamais teria esta ideia. Sem dar crédito a Deus, ele não teria a direção.

 

  • Exaltar:

    Pôr em lugar elevado, superiorizar, gabar. Quando cremos que Ele alcança nossa vida e muda o rumo de nossa história, exaltamos a Deus, pois O colocamos acima de tudo.

 

  • Glorificar:

    Celebrar. Comemorar, festejar. Quer dizer, celebramos o viver na presença d’Ele porque sabemos que Ele usará aquele momento para nos honrar, pois O honramos conforme Sua Palavra. É assim que vencemos falsas ideias, dominamos as sensações oriundas da carne e nos permitimos ser guiados pelo espírito da fé.

 

Desse modo, construir um testemunho é como cultivar um jardim que precisa ser regado todos os dias por meio da Palavra de Deus, absorvendo-a com o objetivo de retirar as propriedades que proporcionarão as condições fundamentais que conduzirão à vitória.

 

Gislene Xavier.