Blog

Como Adquirir Autoconhecimento

1637 views

Muitas vezes procuramos alguém mais experiente, um amigo ou o líder espiritual para pedir uma opinião ou desabafar sobre determinado acontecimento ou sentimento, e cometemos o erro de não falar com nós mesmos.

O canal de comunicação mais ativo em nossa vida está na nossa mente, afinal, são milhares de pensamentos como lembranças, ideias, sonhos, sentimentos… que passam pela nossa cabeça diariamente e seria impossível apresentar tudo o que se passa na nossa mente para alguém. É por isto que precisamos fazer de nós nossos melhores amigos, pois ao nos fazer uma pergunta podemos ser sinceros conosco sem medo de represália ou má interpretação. Quando o fazemos, adquirimos autoconhecimento, e este vem seguido de sucesso não somente em outros relacionamentos, como em todas as áreas de nossa vida.

Comecemos adquirindo o hábito de falar conosco, nos questionar gerando um diálogo constante na mente. Quando vier um pensamento, não o deixe passar desapercebido: analise-o, assim como Davi no Salmo 42, que se pergunta o motivo de estar abatido, referindo ao seu eu como alma. E já se apega à sua decisão de se colocar aos cuidados de Deus e afirma que terá resultado devido a quem Ele é.

            “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador…”Salmos 42.5

            Quantas vezes você se pegou desanimado e não agiu como Davi? Você possui este hábito? Sabe bem os seus gostos, pontos fracos? Conhece sua personalidade e vive com os pés no chão usando a fé e meditando na Palavra de forma inteligente? Comece hoje mesmo a dialogar com a sua alma e descobrirá que dentro de você há um gigante limitado pela falta de autoconhecimento e meditação no que Deus diz.

 

Gislene Xavier.