Relacionamento

Coração: um péssimo gestor

1676 views

Quem toma decisões baseadas em sentimentos paga o alto preço de viver enganado

Quem assiste à novela “A Terra Prometida”, exibida pela Record, tem acompanhado o drama e agonia de Livana (personagem da atriz Letícia Medina), que, após se envolver em um relacionamento proibido com Maquir (personagem do ator Alexandre Slaviero), engravidou, e agora sofre com o desprezo do rapaz, que demonstrou com as suas atitudes que nunca a amou, apenas tirou proveito da ingenuidade dela.

Naquela época, de acordo com as leis de Moisés, não era permitido casamento entre pessoas que pertenciam a tribos diferentes, mas Livana, movida pela paixão, não levou em conta as regras estabelecidas ao seu povo, em vez disso, escolheu seguir a voz do coração, e agora terá que colher os frutos amargos dessa escolha: além da gravidez acidental, Maquir a humilhou ao afirmar que jamais passou pela cabeça dele casar-se com ela, uma mulher desonrada, que se entregou a ele facilmente.

Assim como Livana, muitas pessoas têm padecido por tomarem decisões baseadas em sentimentos, quando, na verdade, deveriam tomá-las de forma racional, ignorando o que se sente.

Escolha sensata

Por se deixarem levar pelo coração, muitos entram em relacionamentos sem nenhuma perspectiva de futuro. Um exemplo é quando uma mulher se envolve com um homem casado, ou vice-versa.  Ou ainda uma mulher que insiste num relacionamento em que o parceiro não demonstra nenhum comprometimento com ela, é infiel, não demonstra interesse em se casar, é irresponsável financeiramente, tem vícios. Enfim, uma pessoa assim não tem condição nenhuma de estar num relacionamento, portanto, o melhor a fazer, a escolha mais sensata, a mais inteligente, é se afastar dela.

Como fazer isso? Decidindo parar de nutrir esse sentimento. E essa decisão só pode ser tomada na mente, e não no coração. É ela, a mente, que deve controlar as suas decisões. Se o coração estiver estiver no controle, você sempre será escravo de sentimentos que só lhe fazem mal.

“Dê a ordem para o seu coração, pare de nutrir esse sentimento e ele morrerá de desnutrição”, ensina Renato Cardoso, apresentador do programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido todos os sábados, ao meio-dia, pela Rede Record.

Ele ressalta que quem é dominado pelo coração paga um alto preço na vida. O maior deles é o de viver enganado.

Como está escrito na Bíblia: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9

O grande mal do ser humano é colocar os sentimentos antes da inteligência. O apresentador afirma que as pessoas estão mais preocupadas com o que sentem do que com entender o que se passa com elas e no mundo ao seu redor. Por isso erram. Por isso se deprimem. Por isso se digladiam.

Para aprender mais sobre como praticar o amor inteligente, participe da Terapia do amor, às quintas-feiras, no Templo de Salomão ou numa Universal próxima de você. Consulte aqui os endereços. Você também pode acompanhar as palestras pelo Univer. Faça sua assinatura aqui.