Blog

A doença e a cura de Miriã

1976 views

Em entrevista exclusiva, a atriz Larissa Maciel explica por que as cenas da personagem com lepra foram as mais desafiadoras para ela na novela Os Dez Mandamentos

Logo no início da novela Os Dez Mandamentos, Miriã teve papel decisivo para que o irmão Moisés, ainda bebê, fosse salvo das águas do rio Nilo. Depois, ela manteve por muito tempo uma posição de comando da casa, ao lado da mãe Joquebede (Denise Del Vecchio). A fé e a coragem de Miriã sempre estiveram em cena. Mas a segunda temporada da trama da Rede Record trouxe novas situações para a personagem, interpretada pela atriz Larissa Maciel. 

No acampamento, ela teve de aprender a lidar com a presença de Zípora (Gisele Itié) e se aproximou de Hur (Floriano Peixoto), com quem acabou se casando. As novidades ajudaram a revelar facetas da personagem até então desconhecidas do público.

O ciúme que ela sentiu da cunhada rendeu cenas importantes. Depois, a personagem desobedeceu a Deus e questionou a liderança de Moisés (Guilherme Winter), sendo castigada com a temida lepra. Isolada em uma caverna, a hebreia recebeu cuidados de Zípora. Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Larissa conta que as sequências de Miriã doente foram as “mais desafiadoras”.

“Com tanto tempo de novela, você já conhece muito bem a sua personagem, sabe como ela reage, já sabe como fazê-la. Mas essa sequência da lepra me levou para outro lugar. Uma energia distinta, pela qual a Miriã não havia passado. Energia de muita dor física e emocional. Esse misto de revolta, culpa, abandono, solidão e raiva, na potência dessas cenas, não havia feito nessa novela”, explica.

Miriã é curada

Durante o período afastada do acampamento, Miriã se arrependeu de maltratar a cunhada e pediu perdão. Ela também repensou suas atitudes com o irmão Moisés e com Hur. Depois disso, Miriã foi envolvida por uma luz e curada. A atriz diz acreditar no poder do perdão e do arrependimento. “Se o arrependimento for genuíno e gerar uma mudança de atitude, a pessoa pode transformar sua vida. Estamos nessa vida para melhorar e para aprender.”

Larissa confessa que se surpreendeu com a reação de parte do público às mudanças da personagem. “Fiquei impressionada com a rapidez com que as pessoas passaram do amor ao ódio em relação a ela. Até porque ela não fez nenhuma maldade, apenas sentiu inveja, ciúmes, coisas que fizeram mais mal a ela do que a qualquer outra pessoa. E, mesmo assim, uma parte do público rapidamente a julgou culpada”, opina.

A atriz faz um balanço positivo de sua participação na novela. “Foi maravilhoso! Foi um trabalho feito com muito amor por todos os envolvidos”, conclui.