Blog

Vencendo o medo

1751 views

O medo é algo inerente ao ser humano, mas, são poucos os que tem a coragem para admitir seus temores. Na tentativa de mascará-los, preferem chamá-lo de insegurança, receio, apreensão, entre outras coisas. Mas a verdade é que a raiz de todos esses sentimentos negativos é o medo.

O primeiro passo para vencê-lo é admitir que ele existe e a partir daí começar a confrontá-lo. Isso mesmo. Somente quando desafiamos os nossos temores é que somos capazes de superá-los.

Há quem tenha medo de lutar pela vida amorosa e não ser respondida, assumir uma responsabilidade e não ser capaz de honra-la, querem se entregar totalmente para Deus mas temem não conseguir manter a salvação.

Hoje não existe escravidão física, mas existe outra ainda mais cruel: a da mente. Para esta não existe carta de alforria. A única maneira do escravo se ver livre dela é se conscientizando de que depende somente dele sair da condição de escravo para livre. Ele faz isso quando decide mudar, se auto desafiar, contrariar seus temores.

Este processo exige perseverança e autoanálise constante, pois trabalhar com a mente não é como trabalhar com uma máquina na qual todo o processo está especificado em um manual. Nosso cérebro é a fonte do abstrato e, tudo o que é abstrato é ilimitado, por isso, somente trabalhando nossos pensamentos continuamente é que conseguiremos transformar a nossa mente.

Não existem regras, pois cada um de nós trazemos dentro de nós uma bagagem emocional e psicológica única, que foi adquirida de acordo com nossas experiências de vida, sejam elas negativas ou positivas.

 Somente Deus conhece nosso interior e quando decidimos buscar Seu auxílio para vencermos toda e qualquer situação, Ele nos guia para o caminho que nos levará à superação e à novas experiências espirituais.

Deus só poderá fazer o que Ele quer fazer em nossas vidas quando nos livrarmos de tudo aquilo que nos colocar completamente na Sua dependência.

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. (I João 4:18)

 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (I João 5:4)

Foto GisleneGislene Xavier