Blog

Seja um(a) amigo(a) de verdade

541 views

Convivemos diariamente com vários tipos de pessoas, de diversos temperamentos, cada uma em seu universo de atividades, perspectivas, relacionamentos e problemas.

Daí a importância de desenvolvermos a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando fazemos isso nos tornamos pessoas mais humanas e nos tornamos cooperadores do crescimento alheio.

Ser empático nada mais é do que ser capaz de compreender as reações e sentimentos do outro, compreender o mundo subjetivo do próximo e participar de suas experiências, vendo o mundo como ela vê. Isto facilita o processo de comunicação e troca de experiências, além de gerar bons conselhos que farão diferença para ambos. Pois, além de haver uma contribuição mútua, acaba-se por formar laços de amizades que durarão por toda vida.

            Seguem algumas dicas para se desenvolver a empatia:

  1. Autoconhecimento é fundamental. Se interiorizar e entender a si mesmo. Vencer medos, insegurança, ciúmes, ansiedade, para que não cair na escravidão de regras excessivas impostas por um padrão desnecessário de cobrança interior.
  1. Se interesse pelo outro. Assim poderá compreender melhor o próximo. Para isso não pode haver preconceitos ou prejulgamentos, em vez disso, procure enxergar as qualidades das pessoas. Compreenda seus motivos e coloque-se em seu universo.
  1. Não é uma junção de características, mas uma troca de experiências que gera conselhos sábios, que uma vez praticados levam a pessoa a se ver melhor e entender como agir em uma determinada situação. Para isto precisamos tirar as vendas dos olhos e compreendermos o outro. Isto nos aproxima, nos une, nos liga em ideias e pensamentos. Quando conseguimos realizar esta prática demonstramos para a pessoa que a entendemos e criamos vínculos de compreensão onde as possibilidades de bons relacionamentos ampliam-se o que faz de nós melhores amigos. É a lei do dar e receber.

Desenvolva esta característica e construa laços reais de amizade.

Foto GisleneGislene Xavier