Relacionamento

7 hábitos diários para fortalecer o seu casamento

1922 views

Leia e reflita: será que você age como deveria?


Deus olhou para o homem, sua recente criação, e decretou: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2.18

Daquela época até hoje quase tudo no mundo foi transformado, menos a necessidade do homem de ter uma companheira; assim como da mulher de ter alguém a seu lado. Por isso, hoje o Portal Universal.org traz 7 hábitos diários que vão ajudar a fortalecer o seu casamento. Veja quais são:

1- Seja sincero

A pedra fundamental de qualquer relacionamento é a confiança. Uma vez descobertas mentiras, será muito difícil recuperar o casamento. “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”, diz a Bíblia em Efésios 4.25.

E lembre-se: omitir é uma forma de mentir. Segredos não devem fazer parte da vida de um casal. A mentira não vem de Deus, é criação do homem. Portanto, uma vez escolhido o casamento, os dois têm uma vida compartilhada em Deus, “de modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.6).

2- Livre-se do ciúme

Todo mundo em algum ponto já sofreu com o ciúme. Para o ciumento, aquela sensação queima no interior, enche a cabeça de dúvidas, transtorna. Para o parceiro dessa pessoa, apenas injustiças se apresentam. Já o casal que vive assim está sempre em brigas e acusações vãs. Então, o que pode o ciúme trazer de bom?

A Bíblia afirma, em 1 Coríntios 13.4, que o “amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece”.

O amor confia. Você ama? Então esforce-se, confie também.

3- Dialogue ao fim do dia

Essa é uma das lições mais importantes nas palestras da Terapia do Amor. O diálogo é essencial tanto para conhecer o cônjuge cada vez mais quanto para manter o relacionamento fortalecido. Inclusive as argumentações são importantes, de acordo com a Bíblia: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4.26

Ou seja, a discussão é natural, mas o pecado não.

Converse todos os dias, pergunte como foi o dia do outro e conte como foi o seu. Quando necessário, argumente, mas lembre-se sempre de que aquela é a pessoa que você escolheu para compartilhar a vida.

4- Leia o livro “Casamento Blindado”

Os escritores e palestrantes Renato e Cristiane Cardoso estão casados desde 1991 e, nesse tempo, têm se dedicado a orientar casais que pretendem usar a fé para fortalecer a união.

O livro “Casamento Blindado” está repleto de conselhos e ensinamentos. E uma boa dica é compartilhar essa leitura com o seu cônjuge. Ao final do dia, sentem-se juntos e leiam uma pequena parte do livro. De pouco em pouco, muito será aprendido.

5- Seja fiel

Essa é uma dica que nem precisamos repetir aqui. No entanto, é importante ressaltar que a fidelidade não deve ser apenas física, mas também emocional e psicológica. Como disse o Senhor Jesus, “qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mateus 5.28).

Dia após dia, controle os seus olhos e a sua mente.

6- Beije

Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.” Cantares 1.2

“O vinho naquela época simbolizava prazer, alegria e entretenimento”, explica Cristiane Cardoso em seu blog.

O beijo é uma forma de demonstrar carinho e, mesmo assim, existem casais que passam semanas sem trocar um sequer. Errado.

Quando for trabalhar, despeça-se com um beijo. Ao se encontrarem, cumprimentem-se com um beijo. Bom dia, boa noite, obrigado. Tudo isso é importante. E o beijo também.

7- Viva o presente

A última dica talvez seja a mais importante. Muitos casais prendem-se ao passado. Têm ciúmes exagerado de ex-namorados que nem existem mais na vida do cônjuge, dizem que perdoaram um erro ou uma discussão mas basta aparecer um contratempo e trazem de volta o assunto.

Outros passam tanto tempo planejando o futuro – para onde viajarão no Ano Novo, quando trocarão o carro, etc. –, que se esquecem de viver o presente.

Aproveite cada dia ao lado do seu parceiro. Mostre hoje o quanto ele é importante, o quanto aprecia a sua companhia. Elogie, desfrute o casamento, seja feliz agora.