Blog

Cabelos, o xodó das mulheres

1214 views

Segundo pesquisas, o Brasil possui uma diversidade de oito tipos de cabelos diferentes. Cada grupo representa um número de mulheres, e o nosso País ocupa o posto do maior mercado de produtos para cabelos do mundo. Portanto, as brasileiras são bem vaidosas.

O que assusta na pesquisa é que apenas 18% possuem cabelos lisos, mas 63% sonha em ter. E grande parte faz tudo para alisá-los. Dificílimo encontrar um cabelo que não tenha passado pelo menos pelos processos mais simples de redução de volume.

E eu posso usar minha experiência pessoal para ilustrar esse texto.

Nasci com cabelos cacheados, e os usava ao natural. Gostava tanto dos meus cachos que me casei de cabelo solto e natural.

Mas os anos foram passando, até que veio a tal da escova japonesa. Creio que vocês se lembram dessa febre. Só nós, mulheres, para acreditarmos que iríamos passar algo que deixaria nossos cabelos como os das japonesas, rs. Então, as raízes iam crescendo e entregavam logo a nossa origem nada nipônica.

E o tempo foi passando, as inovações chegando…

Realmente os produtos reduzem o volume, às vezes reduzem tanto que você fica quase careca de tão agressivos que são.

Não sou contra o alisamento, mas também acho que o cabelo liso não é unanimidade. Ninguém deveria alisar por achar que somente assim eles são bonitos.

Não precisamos ser todos iguais, pois se Deus quisesse que fosse assim, Ele Mesmo teria criado. Se Ele nos fez com essa diversidade de pele, cabelo, olhos, estatura etc., é porque admira. Se Ele vê seu cabelo bonito, por que você o chama de ruim ou problemático?

Todo cabelo precisa de cuidado, hidratação, corte e carinho. Uns tomam muito tempo, outros menos, mas todos têm sua manha.

Outra coisa também importante a ressaltar é que todos os cabelos precisam se adequar ao perfil profissional, ao ambiente que as pessoas frequentam e suas atividades. O bom senso nessa hora é fundamental.

Já vi cabelos lisos soltos em ocasiões que deveriam estar presos. Já vi cabelo comprido que ficaria melhor se fossem cortados…

Como as comissárias de bordo, que estão sempre impecáveis nos seus uniformes e penteados, tenham elas os cabelos lisos ou afros. Pois, além de representarem a empresa, vão servir as pessoas. Garanto que você nunca viu uma com cabelo azul, dreads coloridos, metade do cabelo raspado etc.

Para finalizar, hoje o meu cabelo não é liso e nem cacheado. Ficou tipo indefinido, rs. Enfrento minha luta a cada dia, como você enfrenta a sua.

E muito feliz, porque eu tenho cabelo.

Recentemente, encontrei uma pessoa que não via há um ano, e ela estava com o cabelo super comprido e lindo. Fiz um elogio a ela e ao seu cabelereiro, mas, para a minha surpresa, ela me revelou:

“Ah, é uma das minhas perucas, pois eu não tenho cabelo desde a minha adolescência devido a uma doença. Mas sou feliz assim, não se preocupe!”

Vamos valorizar nossos cabelos?

Um beijo grande!