Relacionamento

Existe uma idade certa para se casar?

2 comments1147 views

Saiba quais são os pontos a serem observados antes de tomar a decisão

Será que existe uma idade certa para o casamento? Segundo uma recente pesquisa realizada por um sociólogo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, e publicado pelo Instituto de Estudos da Família, a resposta para essa pergunta é “sim”.

Baseado em uma análise sobre perfil de crescimento familiar no país norte-americano, num intervalo de aproximadamente 7 anos, o estudo indica que as pessoas devam se casar entre os 28 e 32 anos.

A pesquisa cita diversos motivos para afirmar que existe uma faixa etária certa para se casar e obter sucesso no relacionamento. Também aponta que, nesse período da vida, as pessoas já têm idade suficiente para saber se querem conviver com alguém de verdade ou se estão agindo por impulso.

Segundo os escritores e apresentadores do programa The Love School, Renato e Cristiane Cardoso, as justificativas para uma união não podem ser apoiadas em estímulos imaturos, como uma paixão ou a vontade de sair da casa dos pais, por exemplo.

A maturidade, muitas vezes, independe da idade, mas está diretamente ligada à questão de estar preparado para a vida a dois e as responsabilidades que ela traz com a formalização do relacionamento.

Amadurecimento

Nessa fase, no finalzinho dos 20 anos e começo dos 30, geralmente, muitos já determinaram e planejaram seus objetivos de vida e assumiram responsabilidades capazes de cumprir, tanto na área profissional, quanto na vida financeira e amorosa.

O amadurecimento é muito importante para manter um namoro saudável e um casamento duradouro. Porém, ele pode chegar antes mesmo dos 28 anos ou muito depois dos 32 anos, o que vai depender do que cada pessoa busca para si e para a sua vida conjugal.

“A gente sabe que não existe uma idade mágica para se casar. Mas, sim, condições que devem ser cumpridas para minimizar os problemas no casamento. O fundamental é você saber quando já está preparado e se já reúne o mínimo de requisitos necessários para assumir um casamento”, aconselha Renato. “Iindependentemente da idade, o fundamental é saber quando você já está preparado e reúne o mínimo necessário para assumir um casamento. O tempo de namoro é o primeiro passo. É aí que vocês vão se conhecer em várias situações, analisar as atitudes um do outro, para saber o que esperar quando for dar o próximo passo”, conclui.

Pontos que devem ser observados antes do casamento

Não se esqueça de que resolver questões pessoais é essencial antes de tomar a decisão.

– Como tratam a família um do outro;

– Como cada um lida e administra o dinheiro;

– Que tipos de amizade cada um tem;

– Que tipo de comportamento com o sexo oposto;

– A personalidade e o temperamento de cada um;

– Os valores e objetivos de vida em comum e novos planos juntos;

– O ritmo de vida que cada um leva: responsabilidades e prioridades;

– Como se comportam em situação de estresse;

– O lado espiritual e se possuem a mesma fé.

– Bom relacionamento e consistência no namoro.

Se você enfrenta dúvidas ou problemas em sua vida sentimental e quer entender mais sobre a relação a dois, participe da Terapia do Amoruma reunião especial que acontece todas as quintas-feiras na Universal. Clique aqui para saber mais.

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock