Blog

Amor Ágape ou Phileo?

2406 views

 

Sabe aquele amor que todos querem receber de forma incondicional, sem interesse, barganha ou simples retribuição? Um amor dadivoso que independe da resposta, que libera perdão sem ser solicitado.

Parece utopia, mas este amor é real e definido como ágape, ele é derramado pelo próprio Deus no coração de seus filhos.

Todos querem colher este tipo de amor, mas poucos são os que estão dispostos a semeá-lo.

Naturalmente liberamos o amor condicional, no grego phileo, que é distribuído entre amigos, nasce de uma troca e, se origina no coração.

O amor ágape é o amor de Deus e vem d’Ele; nasce na mente, do escolher buscar o melhor para os outros. É exemplificado por Jesus, que deu sem esperar nada em troca, perdoou sem que houvesse quem lhe solicitasse. Ele sempre está disposto a manter um relacionamento de forma incondicional, a liberar amor sem interesse, sem retribuição. É este amor que precisamos semear, pois semeando o amor de Deus é esse que colheremos.

Jesus cuidou dos discípulos por três anos, compartilhou com eles suas experiências, os ensinou a usar a fé,  mas no momento de sua dor, Pedro o negou e os demais o abandonaram ou o observaram de longe, sem nada fazer. E Jesus? Liberou perdão não somente a seus amigos próximos, mas também àqueles que nunca o haviam visto e o crucificaram, pois, ele cultivava o amor de Deus, que faz nascer o sol e cair a chuva na cabeça de todos, justos ou injustos. Se amarmos somente os que nos amam não teremos recompensa, pois é um amor natural, nossa recompensa está em viver o amor de Deus.

Muitos cristãos deixam o amor ágape e permanecem apenas no Phileo sem perceber, pois simplesmente deixam de cultiva-lo.

E você? Que tipo de amor tem cultivado? O ágape? Ou tem se limitado ao Phileo?

“…Deus dá o melhor — o Sol que aquece e a chuva que traz vida — a todos, sem distinção: os bons e os maus, os simpáticos e os antipáticos. Se tudo que vocês fazem é amar apenas quem é amável, que recompensa esperam receber? Qualquer um pode fazer isso. Querem uma medalha por cumprimentar apenas os que são simpáticos com vocês? Qualquer pecador desqualificado age assim.

Resumindo, o que quero dizer é: cresçam! Vocês são súditos do Reino; tratem de viver como tais. Assumam sua identidade, criada por Deus. Sejam generosos uns para com os outros, pois Deus age assim com vocês”

Mateus 5.43-48 – Bíblia – A Mensagem

Foto GisleneGislene Xavier