Relacionamento

Existe um tempo certo para o namoro?

2213 views

Essa fase do relacionamento é imprescindível para o casal se conhecer melhor e decidir sobre o futuro

Qual é o tempo certo do namoro? Seis meses? Um ano? Dois anos e meio? De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a maioria das pesquisas sobre felicidade no matrimônio sugere que casais que namoram 1 ano e meio antes do noivado e esperam mais 1 ano até o casamento têm melhores chances de permanecer casados.

Mas será que o sucesso do casamento está condicionado apenas a quanto tempo durou o namoro e o noivado?

Não. Não é a quantidade de dias, meses ou anos, mas a qualidade da convivência entre um casal que dirá o tempo certo do namoro. Um tempo determinado de amadurecimento, fortalecimento e formação de objetivos em comum.

Tempo para decidir

Segundo a escritora e apresentadora Cristiane Cardoso, o namoro é a fase da conquista, quando o casal se conhece bem e decide se vale a pena partir para a segunda fase, que é o noivado. E depois, para o casamento. Mesmo que os dois se conheçam há anos, isso não é suficiente para assumir um compromisso pelo restante da vida. É por isso que o namoro é muito importante, para que, independentemente do tempo decorrido, possam se conhecer melhor e decidir se estão prontos ou não para passar a vida juntos.

Parar ou seguir em frente?

O namoro é o período que permite que as duas pessoas descubram as afinidades e aprendam a compartilhar alegrias e dificuldades. As diferenças entre um casal são aceitáveis desde que ambos saibam como lidar com elas e respeitá-las, dando espaço para priorizar aquilo que têm em comum. A intenção é conhecer melhor a outra pessoa, sem pular etapas.

Para o também escritor e apresentador Renato Cardoso, marido de Cristiane, nós somos responsáveis por nossas escolhas. Deus nos dá inteligência para identificar quem é adequado e quem não é para um relacionamento amoroso. A chave para um relacionamento feliz não é achar a pessoa certa, mas fazer as coisas certas. Se ao conhecer tudo sobre a pessoa você perceber que ela não é adequada para viver a vida toda ao seu lado, pare e não vá adiante com o relacionamento. Agora, se você encontra na outra pessoa as qualidades fundamentais de que precisa, então siga em frente.

Não tenha pressa para decidir. Paciência é uma virtude que quando corrompida pode atrapalhar as melhores escolhas da vida. Tenha atitude, mas com inteligência. O casal precisa estar disposto a realizar e conquistar junto. Ambos precisam caminhar na mesma direção e com os mesmos objetivos.

http://www.universal.org/