Projeto promove momentos em família em diversas partes do País e do mundo

Escola de Mães realizou um piquenique para pais e filhos. Veja como foi

Imagem de capa - Projeto promove momentos em família em diversas partes do País e do mundo

Em um mundo onde a tecnologia está afastando cada vez mais quem está por perto e, por sua vez, aproximando quem está longe, desfrutar de momentos em família e sem algum tipo de interferência, como o uso de celular, se tornou algo raro e até incomum.
Preocupado com essa proximidade familiar, o projeto Escola de Mães realizou durante a manhã do dia 10 de novembro último, um piquenique para pais e filhos. O objetivo do evento foi promover interação, diálogo e descontração entre os membros da família, em meio à natureza e, claro, distante das distrações cotidianas.
A ação, que já está em sua quarta edição, foi realizada em todas as capitais – e também em algumas cidades – de todo o País e em diversas partes do mundo, como na África, Argentina, Portugal, Estados Unidos, França Suíça, México, entre outros. Na ocasião, foram desenvolvidas atividades como cantigas de roda, corrida de sacos, pula cordas, batata quente, bambolê, entre outras.
Em São Paulo, a atividade aconteceu no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), no Jardim Anália Franco, zona leste da capital paulista, e simultaneamente, no Parque Estadual Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros (zona oeste).
Cerca de 600 pessoas, entre pais e filhos, participaram do encontro. Além dos convidados, 80 voluntários também estiveram presentes para auxiliar as dinâmicas propostas no dia.

Amor sem fronteiras

Para Carlota Manjate Carneiro (foto ao lado), de 40 anos, que acompanhou as atividades ao lado da filha, em Moçambique, no continente africano, participar do piquenique foi muito bom. “Estar com outras mães, acompanhadas dos seus filhos, e partilharmos os alimentos é algo que nunca tinha feito antes. Estar com a Heyanie nos aproximou, porque o meu dia a dia é muito corrido, por isso foi prazeroso”, descreveu.
No México, quem participou da ação garante que foi muito produtiva. “Às vezes, por causa do trabalho, não aproveitamos esses momentos juntas e o tempo passa e não percebemos. Aprendemos que com as menores coisas podemos ser felizes. O piquenique foi uma bênção, e saímos mais unidas”, comemorou Elizabeth Alfaro Gonzalez, que esteve presente com a filha Yurizi.
No Brasil, Anne Karina de Sousa e seu filho Nicolas, de apenas 3 anos – que participaram de todas as brincadeiras no estado do Ceará – garantiu que o evento a fez entender que momentos como os que foram vividos no dia ficarão marcados na memória do filho e dela também.

Relacionamento familiar

Com a proposta de promover a criação de memórias afetivas essências para o desenvolvimento emocional das crianças, anualmente, o projeto Escola de Mães realiza esse piquenique. Durante as aulas mensais, os pais tomaram conhecimento sobre a necessidade de ajudar seus filhos a criarem lembranças agradáveis de sua infância e juventude.
Segundo Edineia Dutra, coordenadora do Escola de Mães, um relacionamento familiar saudável não depende apenas da presença física de seus membros, mas, sim, é necessário estar emocionalmente presente, ou seja, se interessar pelo outro, compartilhar alegrias e tristezas, conquistas e derrotas.
“É preciso proximidade para desenvolver afeto, intimidade, carinho e admiração, e um evento como esse proporciona oportunidades que, provavelmente, os pais não teriam caso estivessem envolvidos em uma rotina de tarefas e distrações”, completa.
Para ver outras atividades realizadas pelo projeto, clique aqui. Casa queira fazer parte ou obter mais informações, procure uma Universal mais próxima de sua casa e se informe com um pastor.
Confira abaixo, na galeria de imagens, como foi o evento pelo país e em algumas partes do mundo:

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Cedidas