Blog

O verdadeiro conceito de elegância…

2147 views

Star Emerging From Limo at PremiereDe repente, a multidão vê aquela linda jovem, a maquiagem leve ressaltava a beleza dos seus gestos delicados. Ela caminhava graciosamente pelo tapete vermelho, sua postura e sutileza inspiravam e todos diziam: “Que princesa!”. Ai BUM! Você acordou! E ficou triste por achar que jamais poderia ser uma mulher com tamanha classe por se achar uma plebéia…

Mas quem disse que você precisa ser a princesa da corte para ser elegante? Você pode ser do jeitinho que é e ainda assim ter classe, pois o objetivo da etiqueta é mudar alguns comportamentos e não sua personalidade. E ao contrário do que muitos pensam, classe não tem nada a ver com dinheiro. Quantas “princesas” não tem por aí que vivem dando vexames…

O conceito de elegância vai muito além do que a etiqueta dita. Você não é elegante só porque segue regras de comportamento – que são importantes, mas porque faz parte do seu caráter ser honesta, prestativa, cordial. Como assim? Não teria sentido algum saber todas as regras de etiqueta se a sua deselegância é interior. É comum aquelas famosas cenas dos filmes aonde está toda a família reunida à mesa, cheios de requintes, dedinhos empinados, mas nas entrelinhas, mágoas, problemas mal resolvidos, uns falando mal dos outros… Compreende? A elegância começa dentro de você. A partir do momento que você desenvolve esse conceito interior será natural se portar corretamente.

E se você precisa de um norte para começar o seu aprendizado, que seja pela comunicação. É de encher os olhos quando ouvimos alguém que além de ter conteúdo (elegância interior) consegue se expressar (elegância exterior) de tal maneira que ganha a atenção de qualquer pessoa. A comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. E as que utilizam gestos e expressões faciais são as não-verbal – sim, o seu corpo emite mensagens.

Para simplificar: Falar e escreve bem quem tem o hábito de ler. Com a leitura você aprende novas palavras, expande seu vocabulário, acerta os erros gramaticais, enfim, não há curso melhor do que a leitura. E pra você comprovar que existe a elegância interior, veja que o seu corpo se comunica conforme aquilo que está em você. Se você vive se deixando levar pela preguiça, então, vai viver sentando desajeitada. Se vive insatisfeita, então, vai viver de cara

amarrada. Se vive querendo chamar atenção, então, vive usando roupas de comprimentos minis. Se vive irritada, então, vai viver gritando e por aí vai… Viu? É dentro para fora…

Trabalhe sua comunicação que já o primeiro grande passo. Preocupe-se com a mensagem que você passa para as pessoas. Suas palavras precisam ter acima de tudo um conteúdo que vá edificar quem ouve. Seus gestos precisam ser moderados e adequados para cada ocasião.

Tudo isso porque? Quantas de vocês não possuem ideias brilhantes no trabalho, na Igreja, mas por não saberem se expressar, acabam perdendo grandes oportunidades? Quando você domina a arte de se comunicar automaticamente você perde a timidez e se torna auto confiante. Ser elegante nada mais é do que buscar ser melhor todos os dias!

 

1655498_607910992597452_1467567298_oTalita Oran