Blog

Comporte-se como uma dama

1000 views

Little Boy Putting Helping His Sister with Her ShoesA etiqueta e o bom comportamento ajudam no bem-estar entre as pessoas, afinal uma boa educação abre portas e na falta dela o oposto também acontece, pois vivemos numa época de vida agitada, todos com muitos afazeres, trânsito, exigências, competições e duras jornadas no mercado de trabalho. Observamos que muitos desenvolveram o vício da pressa, com muito stress, impaciência, indiferença e excessivo individualismo.

Raramente vemos alguém que consegue se colocar no lugar do outro e oferecer ajuda. É preciso se criar cada vez mais leis que obriguem as pessoas a respeitarem os idosos, as crianças, as gestantes, ou socorrerem as vítimas do atropelamento, você não acha isso um absurdo?

A incapacidade de ceder o assento, o lugar na fila, oferecer ajuda e amparar é o sinal que nossa sociedade precisa aprender ou reaprender o que é fundamental.

É na convivência com os outros que aprendemos as maiores lições, ou seja, viver em grupo nos humaniza, mas é fundamental para construir relacionamentos a gentileza, o respeito, a paciência, a delicadeza, a empatia, a bondade, e a tudo isso eu nomearia de boas maneiras.

Normalmente, se escuta que etiqueta é frescura, ou algo desnecessário que deve ser observado só pelas classes sociais mais altas, mas isso não é verdade. Devemos adotá-la em casa com os mais íntimos, no trabalho, e em todos os ambientes sociais, sem exceção!

Nosso maior modelo, o Senhor Jesus, foi homem entre nós, que viveu maiores desafios do que os nossos, porém sempre foi um homem educado, que falava com todos, desde os mais importantes da sociedade até os mais simples e desprezados.

Era gentil, cortês, polido, amigo, generoso, bom ouvinte, discreto e excelente anfitrião, chegou a se curvar para lavar os pés dos seus discípulos, e até do seu traidor, tirou o seu manto e enxugou os pés daqueles homens menores que ele. Que tal fazer pelos outros, o que você gostaria de receber? Isso te tornará alguém muito especial para se conviver.

Captura de Tela 2015-01-18 às 23.28.53Nubia Siqueira