Golpes financeiros

Grupo Calebe realiza ação de conscientização e prevenção desse mal

Imagem de capa - Golpes financeiros

Dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de golpes contra pessoas idosas cresceu mais de 70% no Brasil neste ano de 2023, em relação ao ano passado.

O Disque 100 registrou, nos cinco primeiros meses de 2023, mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos, 73% a mais do que no mesmo período de 2022.

Com o avanço da tecnologia, esse público se tornou alvo de muitos ataques e tem se tornado mais vulnerável a crimes como estes. A maior parte dos idosos visados por esses tipos de golpes acumula economias financeiras ao longo da vida e possui um escore de crédito forte – ou seja, têm mais facilidade para realizar compras, empréstimos etc. em instituições financeiras, o que atrai os criminosos.

Pensando em combater essas fraudes contra os idosos, o grupo Calebe Universal realizou, recentemente, o evento “Fraudes financeiras contra idosos”, um movimento para conscientizar e alertar sobre os perigos existentes na internet, auxiliando os participantes a se protegerem e se tornarem menos suscetíveis a caírem nessas armadilhas.

O evento aconteceu nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 44 mil pessoas beneficiadas diretamente. Centenas de profissionais estiveram envolvidos na iniciativa. Entre eles, 806 advogados, 147 policiais e 120 bancários.

Simultaneamente, outros 47 países também receberam o evento, beneficiando mais 39 mil pessoas, aproximadamente.

Durante o dia, os idosos assistiram a palestras sobre os diversos tipos de fraudes financeiras e como identificá- las, além de serem orientados individualmente pelos profissionais voluntários presentes.

Também participaram da ação enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, promotores de justiça, economistas, especialistas em segurança, contadores, delegados, guardas-civis, bombeiros e outros profissionais, cada um prestando serviços de sua área.

Mais de 46 mil panfletos explicativos sobre como denunciar casos de suspeita de golpes ou fraudes contra idosos foram distribuídos.
A estudante de direito, Suzany Menossi Bizinha, de 28 anos, ministrou uma palestra na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Na oportunidade, ela falou sobre a importância de ajudar, especialmente, os idosos: “é um público vulnerável e está sujeito a diversas situações fraudulentas, e a nossa contribuição hoje é para que eles fiquem mais preparados a buscar os próprios recursos”, disse ela.

“Sabemos que muitos idosos, por não terem o conhecimento sobre a internet, acabam sendo vítimas fáceis para esses crimes e, muitos deles, acabam perdendo toda a renda para os criminosos”, afirma o Bispo Valter Pereira, responsável pelo trabalho evangelístico do Calebe no Brasil.

“Por isso, nós do Calebe Universal, que cuidamos da melhor idade, temos o papel de ajudar e orientar os idosos a respeito desses perigos que eles estão correndo e essa campanha de conscientização sobre fraudes financeiras ajudou muito. Temos a certeza de que muitos que participaram estão alertas e atentos a qualquer tipo de atividade suspeita”.

Palestras assim são promovidas também pelo Projeto Inclusivo, voltado a informar os idosos sobre seus direitos, sobre os cuidados que devem ser tomados e a auxiliar em causas na Justiça. Tudo isso, assim como aconteceu no evento “Fraudes financeiras contra idosos”, é proporcionado gratuitamente. Para participar, visite a Universal mais próxima e se informe com o responsável local.

* Colaborou: Grupo Calebe

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: cedidas