“Golpe da Igreja Universal” rouba dados de cartão de crédito pelo WhatsApp

Mito: Segundo reportagem publicada no portal Tecmundo, uma mensagem da Igreja Universal do Reino de Deus, que circula pelo WhatsApp, está pedindo doações para que os fiéis sejam “patrocinadores da obra de Deus”, contribuindo com valores entre R$ 10 e R$1 mil. O objetivo, segundo a publicação, é “roubar os dados de cartões de crédito”.

Verdade: A própria reportagem do Tecmundo esclarece que se trata de um golpe praticado por “criminosos usando o nome e a marca da Universal para tentar enganar pessoas na Internet”.

Contudo, a matéria chegou a circular com um título sensacionalista, que o portal reconheceu que “deixava a impressão equivocada de que a Igreja Universal estaria por trás deste golpe”. O título foi corrigido e o Tecmundo se desculpou pelo erro.

Vale a pena repetir que as únicos meios de oferecer uma doação para a Universal pela Internet, são o portal oficial pelo link https://doacao.universal.org , a plataforma específica na página oficial da Universal no Facebook e pelo aplicativo oficial da Igreja para smartphones.

E se você se deparar com alguma notícia nitidamente falsa ou estranha sobre a Universal, denuncie imediatamente clicando aqui.