CONHECENDO O DEUS DA JUSTIÇA E DA MISERICÓRDIA

São muitas as pessoas nesse mundo que desconhecem a justiça, a misericórdia e o amor de Deus. Por isso, sofrem rejeição, humilhação e miséria; só conhecem dores e sofrimentos e, muitas vezes, culpam a Deus pelas desgraças em suas vidas.

Por Ele ser justo e santo, exige para que se entre em Seu reino o cumprimento da disciplina que há nas Suas leis, ou seja, que se obedeça à Sua palavra; o que significa: não mentir, não roubar, não se prostituir ou cometer qualquer maldade ao seu próximo. Apenas quando a pessoa se afasta dessas coisas do mal, poderá se aproximar dEle.

Contudo, o eterno Deus, apesar de ser grandioso e sublime e habitar na Cidade Celeste, está bem perto dos sofridos e abatidos, e está pronto para ouvir o clamor destes.

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” Isaías 57:15

Seu prazer é que todos o conheçam e desfrutem de uma vida de paz e felicidade dada por Ele. Essa vida completa está ao alcance de cada pessoa por meio da fé no sacrifício feito pelo Senhor Jesus.

Logo, aquele a quem é revelada a Sua palavra de vida torna-se nova criatura, quer dizer, deixa de ser alma vivente para ser espírito vivificante com toda orientação e proteção dEle.

Mas quem é a alma vivente e o espírito vivificante? A alma vivente é frágil e guiada por suas emoções e vontades da carne. É uma pessoa facilmente influenciada pelas amizades erradas, pelos pensamentos maus que a distanciam de Deus e pelos sentimentos que a fazem pecar e entristecer ao Senhor.