“É como entrar na Bíblia”

A Caravana nos Passos de Jesus inclui visitas a vários locais na Terra Santa e ensinamentos bíblicos

Com pouco mais de 9 milhões de habitantes, Israel é um país do Oriente Médio localizado às margens do Mar Mediterrâneo. O local é conhecido como Terra Santa, afinal, foi nas cidades do país que o Senhor Jesus nasceu, pregou a Palavra de Deus, se ofereceu como sacrifício vivo pelos pecados humanos, foi crucificado e marcou a história, dividindo-a, literalmente, em um antes e um depois dEle.

Com belas paisagens e rico em memórias, Israel chegou a receber (antes da pandemia) cerca de 4,5 milhões de turistas em um ano e os brasileiros eram boa parte deles. Entre tantos visitantes, há um grupo que, em 2022, fez um roteiro diferenciado: os integrantes da Caravana nos Passos de Jesus.

Organizada pela Universal, a viagem tem o objetivo de levar os participantes a refazerem os passos de Cristo. “A finalidade da Caravana é levar a pessoa a um mergulho na vida espiritual. Apesar de Israel ter a parte turística e cultural do povo, nós não vamos apenas a passeio. Nosso objetivo é maior: viver o que está escrito na Bíblia à medida que visitamos os locais por onde Jesus passou há dois mil anos”, explica o Pastor Bruno Coltro, responsável pela organização da viagem.

Pensada cuidadosamente para receber aqueles que querem viver uma experiência com Deus, a Caravana leva seus participantes a se aprofundarem nos aprendizados da fé bíblica. “Em Israel, muitos lugares estão ligados a outras crenças e, por isso, temos o cuidado de selecionar os que são cristãos. E, para conduzir esse trajeto e possibilitar o melhor aproveitamento de cada ambiente, também contamos com um guia turístico que fala a linguagem dos cristãos.”

Entre os locais que aparecem no roteiro da Caravana nos Passos de Jesus estão o Monte das Oliveiras, o Jardim Getsêmani, o Tanque de Siloé e o Monte Hermon. “É difícil você tocar nas letras de um livro, mas estar em Israel é como entrar na Bíblia e fazer uma viagem no tempo. E não é apenas imaginação, é algo real. O que se absorve de conhecimento, espiritualmente falando, não é possível em nenhuma outra parte do mundo”, completa o Pastor.

De malas prontas
Para aqueles que querem viver essa experiência, a próxima Caravana para Israel já tem data marcada: acontecerá de 17 a 25 de março. Ao todo são 120 vagas para pessoas de todo o Brasil. E, como tudo nessa viagem é planejado cuidadosamente, até a quantidade de pessoas tem um significado especial. “Cento e vinte é um número bíblico. Foi exatamente essa a quantidade de pessoas que receberam o Espírito Santo no Cenáculo (conforme descrito na Bíblia em Atos 1). Inclusive, essa é uma das paradas da viagem, em que, como no passado, vamos buscar o Espírito Santo”, diz o Pastor.

Sem restrições, a Caravana é para pessoas de todas as religiões e que moram em qualquer lugar do Brasil. “A única recomendação é que os pais evitem levar crianças menores de 12 anos, em razão da dificuldade dos trajetos. Como vivemos sete dias intensos nos passos de Jesus, passando por cidades diferentes, é preciso ter disposição para acompanhar o grupo”, comenta o Pastor.

No dia da viagem, todos os participantes se encontrarão no aeroporto de Guarulhos, localizado em São Paulo, cerca de seis horas antes do embarque. Juntos, seguirão para Israel.

“Na Caravana já estão incluídas a viagem internacional e a estadia em três hotéis de categoria cinco estrelas nas cidades em que passamos, com todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, temos um guia que fala português e os participantes podem ficar despreocupados quanto ao translado, passeios e seguro viagem, pois também fazem parte do pacote”, detalha.

A Caravana é organizada para que os participantes mantenham o foco apenas nos aprendizados e experiências na Terra Santa. Inclusive, o grupo pode contar com a assistência da Universal local e dos pastores que sempre acompanham o grupo.

Selo de aprovação
A última Caravana nos Passos de Jesus aconteceu em setembro de 2022 e entre os 120 participantes estava Matheus Leonel Vilela Borges, (foto abaixo) de 33 anos. O empresário, que viajou com a esposa, conta que já tinha o desejo de conhecer a Terra Santa: “foi incrível pisar nos mesmos lugares que o Senhor Jesus pisou, sair da imaginação em relação aos locais descritos na Bíblia e ter a experiência física no local”.

Entre os momentos que mais o marcaram, ele cita o passeio de barco pelo Mar da Galileia. “Só quem esteve presente consegue entender quão profundo foi esse momento de meditar na Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, louvar a Deus com músicas e danças típicas da região”, diz. As visitas ao Jardim do Túmulo e ao Cenáculo do Espírito Santo também entraram na lista dos momentos inesquecíveis para ele. “São memórias que o tempo nunca conseguirá apagar”, conclui.

Últimas vagas

A contagem regressiva para a próxima viagem já começou e as inscrições estão abertas. Os
interessados podem obter mais informações e se inscrever por meio do WhatsApp oficial da
Caravana: (11) 2392-3664

 

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: divulgação