Estudos

Nossa reação nosso caráter

488 views
nosso caráter

   A forma como vemos e reagimos a uma situação revela nosso caráter, assim como nosso caráter define a benção de Deus em nossa vida. E, não há maior benção do que o prazer de agradar a Deus.

            Cã, filho de Noé, é um exemplo de uma reação ruim, a dos maus olhos seguida da divulgação da nudez de seu pai. Esta reação revelou seu caráter e lhe trouxe uma maldição. Já seus irmãos Sem e Jafé tiveram uma atitude diferente ao encobrir a mesma nudez e, com seus bons olhos, não ousaram nem sequer olhar para o pai, demonstrando assim um caráter de temor e respeito para com ele. Ao descobrir o fato, Noé não amaldiçoou Cã, mas ressaltou que seu caráter seria reproduzido e amaldiçoaria os seus descendentes, assim como o caráter dos demais filhos iria abençoar os seus.

            Alguns anos depois temos o exemplo de Jacó que, antes de morrer abençoou seus filhos segundo o caráter de cada um. (Gen 49)

            Um outro exemplo é o do irmão mais velho do filho pródigo que ficou zangado e não quis entrar em casa para participar da festa que seu pai preparou para seu irmão, sua atitude demonstra que ele não se alegrou com o fato de que ele estava perdido e foi achado, morto e reviveu(Lucas 15.31) Sua atitude demonstrou um caráter egocêntrico, diferente do de seu pai que representa o próprio Deus quando um filho que estava perdido e volta a seguir Sua direção.

            Façamos uma auto avaliação e observemos se nós nos preocupamos de fato com o perdido e, quando o vemos sendo abençoado não nos apressamos em nos colocar na balança juntamente com ele nos achando mais dignos de sermos abençoados, por termos nos mantido sempre fiéis a Deus? Ou demonstramos o caráter de Deus nos alegrando que ele possa remir o tempo e ter experiências espirituais? Ou quando descobrimos uma nudez, agimos como Cã? Sem temor e misericórdia divulgando-a? Ou como Sem e Jafé conseguimos manter os bons olhos e o temor, agindo com descrição?

            Nós que propagamos o amor pelas almas devemos entender que é o Senhor Jesus quem liberta do pecado e, todo aquele que vai até Ele em arrependimento tem Seu amor incondicional e que ao encobrirmos o pecado não quer dizer que nós compactuamos com ele(pecado), mas usamos a ferramenta dos bons olhos alicerçada pelo espírito da misericórdia. Agindo assim damos vasão para que Deus nos dê oportunidades de sermos usados por Ele para levantar o caído, resgatar o perdido e a alimentar aqueles com quem convivemos no dia a dia que, assim como nós fazem parte do exército de Cristo.

            Os exemplos acima nos mostra que ao agirmos de acordo com o caráter que agrada à Deus nos auto abençoamos.

Gislene Xavier.