thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

TUDO COMEÇA NA SUA MENTE

A mudança e a transformação na sua vida, começa pela sua mente. "Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

É um fato facilmente observável que antes de um corpo ser transformado de “não saudável” para “saudável”, primeiro, a mente daquele corpo tem que ser transformada. Antes de um casamento ser transformado, as mentes dos dois precisam ser transformadas. Antes de uma empresa ser formada, a mente daquele que está conduzindo aquela empresa precisa mudar. E tudo na vida que você encontra, primeiro, existiram na mente de alguém e depois ganharam a existência física.

Ou seja, a mente humana é o grande gerador das coisas, porque Deus nos fez à Sua imagem e semelhança e nos deu o poder de transformar as coisas. Nós fomos feitos um pouco abaixo dos anjos, diz a Bíblia. Também está escrito: “E não sede conformados com este mundo (…)” (Romanos 12:2). Ou seja, não se adapte ao mundo, não siga o curso do mundo como alguém que deixa a correnteza do rio carregar. Ele ainda fala sobre “renovar a mente”. Como tudo, a mente precisa passar por um cuidado, uma manutenção, para que, então, continue servindo. E a mente tem essa tendência de se apegar às ideias que não funcionam mais. Talvez, a sua forma de trabalhar esteja ultrapassada, só que o mundo avança. Por exemplo, estamos na era da inteligência artificial e da robotização e muitos empregos estão sendo perdidos. As pessoas se lamentam, mas elas não acompanham o avanço da sua área de trabalho. E assim é na vida. Você pode ficar para trás.

E se você não se transforma na mente, como você vai se transformar no exterior? Essa é a grade loucura do ser humano: as pessoas desejam transformação do lado de fora, mas dentro elas continuam casadas com suas velhas ideias.

Então, se o poder de transformação da minha vida está na minha mente, o que eu tenho de fazer? Qual deve ser a minha estratégia? É encher a minha mente com a Palavra dAquele que a criou. Quem criou a mente é superior a ela. Então, a inteligência nos diz: “o que mais Ele tem para nos ensinar? Qual é o manual da nossa mente?” O manual é a Sua Palavra.

Mas o ser humano não quer se submeter ao Criador, quer fazer o que gosta e não entende que é escravo dessa suposta “liberdade”. A verdadeira liberdade vem de você poder fazer o que quiser, mas escolher fazer só o que é bom. O ser humano resiste à mente Divina, porque acredita que será escravo dela. Mas todos nós somos escravos de algo (de nós mesmos, de ideologias, de filosofias que escolhemos para seguir). Como você não é Deus, você vai seguir alguém. Então, se eu vou seguir alguém, por que não o maior de todos? Por que não o Criador? É só pensar um pouquinho.

Talvez, você não se submete à Palavra de Deus, mas se submete às palavras da bula do remédio, do governante, das redes sociais e todas outras palavras que entram na sua cabeça. Aquilo mexe com o seu dia. Você se escraviza pelas palavras deste mundo e resiste à Palavra de Deus, que é boa. A vontade de Deus nunca vai ser ruim para você. Preste atenção: Deus nunca vai te mandar fazer uma coisa que vai te fazer mal. Às vezes, você vai ao médico e ele diz: “você tem que tomar este remédio, mas ele tem efeito colateral, que pode ocasionar isso ou aquilo”. A palavra do médico, na melhor das intenções, vai receitar algo que pode curar, mas, também, causar outros problemas. Porém, a Palavra de Deus nunca dará efeitos colaterais em você, porque ela é boa, perfeita e agradável.

E se a sua mente se transformar pela Palavra de Deus, o restante da sua vida também será transformado.

Pense sobre isto por meio do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso