Bispo Macedo candidato à Presidência da República

Mito: segundo texto publicado no portal Brasil 247, o Bispo Edir Macedo “pode entrar na corrida para Presidente”. De acordo com o autor, “lideranças políticas e religiosas ligadas à Universal” tentam convencer o Bispo Macedo a candidatar-se em uma eventual eleição indireta.

Verdade: o Bispo Edir Macedo ignora, jamais autorizou e nunca aceitaria tal especulação envolvendo seu nome. Ele não é e não será candidato à Presidência da República.

Homossexualidade: Universal desmente notícia falsa sobre Bispo Macedo

 Mito: O Bispo Edir Macedo apoia o casamento gay, conforme afirmaram o portal TV Foco e outros sites. O Bispo teria dado tal declaração no programa de rádio “Palavra Amiga”, em 12/7/2017.

Verdade: A fala do Bispo Edir Macedo é de agosto de 2015, não de julho de 2017. Além disso, se os jornalistas  que produziram e reproduziram a mentira tivessem ouvido a gravação – o que, certamente, não fizeram -, perceberiam que o Bispo não levantava uma bandeira contra o homossexualismo, o que é completamente diferente de afirmar que, em sua fala, apoiava o casamento ou a união homoafetiva.

Sobre o tema, a Universal publicou uma nota em 18/8/2015, que pode ser lida pelo link https://www.universal.org/noticias/saiba-o-que-o-bispo-macedo-pensa-sobre-o-homossexualismo – que também traz a íntegra da fala do Bispo Macedo.

O próprio líder espiritual da Universal concedeu uma entrevista ao portal UOL, sobre a declaração no programa “Palavra Amiga”, quando esclareceu que “a Universal sempre aceitou e aceita todos os homossexuais, como acolhe qualquer ser humano do jeito que ele é. Nossa missão é pregar o Evangelho a TODA CRIATURA”.

Mas acrescentou que, “tanto o Velho quanto o Novo Testamento condenam essas práticas. Entretanto, o Senhor Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Cremos que o Senhor Jesus deu um excelente exemplo de mensagem para todos os pecadores: Não incriminou ninguém, exceto os RELIGIOSOS HIPÓCRITAS”.

A entrevista pode ser lida em: https://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2015/09/01/gays-tambem-sao-bem-vindos-a-universal-diz-bispo-macedo.amp.htm

 

Filme sobre Bispo Edir Macedo terá patrocínio da prefeitura do Rio

Mito: A Prefeitura do Rio de Janeiro estaria financiando o filme “Nada a Perder”, adaptação para os cinemas da autobiografia do Bispo Edir Macedo, produzida pela Paris Filmes e pela Record Filmes.

Verdade: A produção do filme “Nada a Perder” não levará um centavo sequer de dinheiro público. O financiamento da obra cinematográfica é totalmente privado.

O boato mentiroso circula desde 2016 por redes sociais e foi publicado em alguns portais de fake news (notícias falsas), sendo desmentido pela Agência Lupa – a principal agência de verificação de notícias e de informações do Brasil.

O ataque da Universal à hóstia

Mito: a Universal teria patrocinado uma campanha atacando a crença dos católicos na hóstia, supostamente chamando-a de “pão do mal”.

Verdade: em nenhum templo ou catedral da Universal jamais foi afirmada tal barbaridade.

Nunca uma só palavra neste sentido foi exposta em qualquer veículo oficial da Universal na TV, no rádio, jornal, livro ou Internet.

A Universal repudia com veemência todo ataque à fé ou às crenças dos adeptos de qualquer religião, até porque são os fiéis da Universal as maiores vítimas da intolerância religiosa em nosso País.

Vasectomia obrigatória para pastores da Universal

Mito: Pastores seriam obrigados a se submeter a cirurgia de vasectomia

Verdade: Mentira facilmente desmentida pelo fato de que muitos bispos e pastores da Universal, em todos os níveis de hierarquia da Igreja, têm filhos.

O que Universal estimula é o planejamento familiar, debatido de forma responsável por cada casal. Como, aliás, está previsto em nossa Constituição Federal.

“Exército” da Universal

Mito: O projeto “Gladiadores do Altar” estaria formando um “exército fundamentalista” semelhante ao de Hitler e de grupos islâmicos terroristas

Verdade: Movidos pelo ódio e preconceito que nutrem pela Igreja Universal do Reino de Deus, um grande número de internautas e alguns maus jornalistas alimentaram a Internet e a imprensa brasileira com uma falsa polêmica envolvendo o projeto “Gladiadores do Altar”, programa de ensino bíblico da Força Jovem Universal.

Todos os participantes do projeto no Brasil – jovens de até 26 anos de idade, estudantes e trabalhadores das mais diversas profissões – assistem a aulas bíblicas com um bispo ou pastor, com duração média de 45 minutos, uma vez por semana. As aulas estimulam o debate e a reflexão sobre aspectos do texto bíblico e do trabalho missionário, que se propõem a fazer. Essa é a única atividade regular dos “Gladiadores do Altar” (“Altar” se refere ao lugar onde o pregador ministra suas prédicas). Não é desenvolvida nenhuma prática militar ou semelhante, somente ensino religioso.

Bispo Macedo é maçom

Mito: O Bispo Edir Macedo seria membro da Maçonaria. Há uma lista que circula na Internet com nomes de “maçons ilustres”, que inclui o bispo.

Verdade:  O Bispo Macedo não é e nunca foi maçom. A Universal notificou a “Loja Maçônica Mestre Chico Abílio n. 4246”, do Estado do Piauí, para que o nome do bispo Edir Macedo fosse retirado da lista intitulada “Maçons do Brasil – 110 Maçons Ilustres do Grande Oriente do Brasil”, pois a propagação da mentira de que o líder da Universal seria maçom “causa danos à sua imagem e honra perante seus fiéis, diante da incompatibilidade das filosofias pregadas” pela Igreja e a Maçonaria”.

“Vassouras ungidas” pela Universal

Mito: Um vídeo circula nas redes sociais com pastores, supostamente da Universal, ungindo vassouras para vender.

Verdade: No vídeo, os próprios pastores afirmam que são da Igreja Despertar da Fé, localizada em Belo Horizonte (MG).

Dizimistas no SPC

Mito: A Universal teria anunciado a inclusão de fiéis que não pagarem dízimo no cadastro do SPC e do Serasa.

Verdade: Trata-se de um boato criado a partir de publicação de um site de humor há alguns anos. A igreja entrou em contato com portais que reproduziram a piada que se converteu em mentira, exigindo o imediato desmentido.

Concurso público para pastor

Mito: A Universal abrirá um concurso público para “recrutar profissionais qualificados”, e já teria contratado a Universidade de Brasília (UnB) para realizar a prova

Verdade: Boato mentiroso que circula desde 2009. Vários jornais e portais já foram obrigados a publicar desmentidos.