Filme sobre Bispo Edir Macedo terá patrocínio de prefeitura do Rio

Mito: A Prefeitura do Rio de Janeiro estaria financiando o filme “Nada a Perder”, adaptação para os cinemas da autobiografia do Bispo Edir Macedo, produzida pela Paris Filmes e pela Record Filmes.

Verdade: A produção do filme “Nada a Perder” não levará um centavo sequer de dinheiro público. O financiamento da obra cinematográfica é totalmente privado.

O boato mentiroso circula desde 2016 por redes sociais e foi publicado em alguns portais de fake news (notícias falsas), sendo desmentido pela Agência Lupa – a principal agência de verificação de notícias e de informações do Brasil.

O ataque da Universal à hóstia

Mito: a Universal teria patrocinado uma campanha atacando a crença dos católicos na hóstia, supostamente chamando-a de “pão do mal”.

Verdade: em nenhum templo ou catedral da Universal jamais foi afirmada tal barbaridade.

Nunca uma só palavra neste sentido foi exposta em qualquer veículo oficial da Universal na TV, no rádio, jornal, livro ou Internet.

A Universal repudia com veemência todo ataque à fé ou às crenças dos adeptos de qualquer religião, até porque são os fiéis da Universal as maiores vítimas da intolerância religiosa em nosso País.

Vasectomia obrigatória para pastores da Universal

Mito: Pastores seriam obrigados a se submeter a cirurgia de vasectomia

Verdade: Mentira facilmente desmentida pelo fato de que muitos bispos e pastores da Universal, em todos os níveis de hierarquia da Igreja, têm filhos.

O que Universal estimula é o planejamento familiar, debatido de forma responsável por cada casal. Como, aliás, está previsto em nossa Constituição Federal.

“Exército” da Universal

Mito: O projeto “Gladiadores do Altar” estaria formando um “exército fundamentalista” semelhante ao de Hitler e de grupos islâmicos terroristas

Verdade: Movidos pelo ódio e preconceito que nutrem pela Igreja Universal do Reino de Deus, um grande número de internautas e alguns maus jornalistas alimentaram a Internet e a imprensa brasileira com uma falsa polêmica envolvendo o projeto “Gladiadores do Altar”, programa de ensino bíblico da Força Jovem Universal.

Todos os participantes do projeto no Brasil – jovens de até 26 anos de idade, estudantes e trabalhadores das mais diversas profissões – assistem a aulas bíblicas com um bispo ou pastor, com duração média de 45 minutos, uma vez por semana. As aulas estimulam o debate e a reflexão sobre aspectos do texto bíblico e do trabalho missionário, que se propõem a fazer. Essa é a única atividade regular dos “Gladiadores do Altar” (“Altar” se refere ao lugar onde o pregador ministra suas prédicas). Não é desenvolvida nenhuma prática militar ou semelhante, somente ensino religioso.

Bispo Macedo é maçom

Mito: O Bispo Edir Macedo seria membro da Maçonaria. Há uma lista que circula na Internet com nomes de “maçons ilustres”, que inclui o bispo.

Verdade:  O Bispo Macedo não é e nunca foi maçom. A Universal notificou a “Loja Maçônica Mestre Chico Abílio n. 4246”, do Estado do Piauí, para que o nome do bispo Edir Macedo fosse retirado da lista intitulada “Maçons do Brasil – 110 Maçons Ilustres do Grande Oriente do Brasil”, pois a propagação da mentira de que o líder da Universal seria maçom “causa danos à sua imagem e honra perante seus fiéis, diante da incompatibilidade das filosofias pregadas” pela Igreja e a Maçonaria”.

“Vassouras ungidas” pela Universal

Mito: Um vídeo circula nas redes sociais com pastores, supostamente da Universal, ungindo vassouras para vender.

Verdade: No vídeo, os próprios pastores afirmam que são da Igreja Despertar da Fé, localizada em Belo Horizonte (MG).

Dizimistas no SPC

Mito: A Universal teria anunciado a inclusão de fiéis que não pagarem dízimo no cadastro do SPC e do Serasa.

Verdade: Trata-se de um boato criado a partir de publicação de um site de humor há alguns anos. A igreja entrou em contato com portais que reproduziram a piada que se converteu em mentira, exigindo o imediato desmentido.

Concurso público para pastor

Mito: A Universal abrirá um concurso público para “recrutar profissionais qualificados”, e já teria contratado a Universidade de Brasília (UnB) para realizar a prova

Verdade: Boato mentiroso que circula desde 2009. Vários jornais e portais já foram obrigados a publicar desmentidos.

Jornalistas demitidas por ordem de Dona Ester

Mito: Um jornalista de fofocas e bastidores sobre emissoras de TV publicou que dona Ester Bezerra teria dado ordem de “tirar todas as repórteres do vídeo” da TV Universal, “sem poder aparecer em passagens de matérias ou entrevistas”, e depois demiti-las.

Verdade: As demissões em algumas praças – e contratação em outras – ocorridas no núcleo de TV da Universal naquela ocasião foram decorrência exclusivamente de decisão interna dos próprios responsáveis pelo departamento, com o único objetivo de adequar a mão de obra às necessidades de cada um dos programas produzidos pela Universal.

O jornalista foi obrigado pelo portal onde trabalha a publicar a nota enviada pela Igreja.

As mansões do Bispo Macedo

Mito: Há anos, circulam pela Internet imagens de mansões luxuosas que seriam de propriedade do Bispo Edir Macedo e da Igreja Universal, em Campos do Jordão (SP), no Caribe e em outras localidades.

Verdade: Bispos e pastores residem em imóveis pastorais, quase sempre localizados nos próprios templos onde atuam. São imóveis funcionais e com acabamentos e mobília austeros.